Lançamento do livro “Podcast: guia básico” em São Paulo

 

 

Leo Lopes e seu livro "Podcast: guia básico"

Aconteceu na sexta-feira, dia 06 de fevereiro, o lançamento do livro “Podcast: guia básico”, de autoria do empresário, radialista e podcaster Leo Lopes. O evento contou com a presença de mais de cem pessoas, entre amigos, ouvintes e alunos, e movimentou a livraria Geek.etc.br, no Conjunto Nacional em São Paulo.

O livro, publicado pela Marsupial Editora, é resultado da experiência de mais de seis anos de Leo como produtor, editor e instrutor de podcasts. Com prefácio de Maestro Billy e resenhas de Alexandre Ottoni (Jovem Nerd), Deive Pazos (Azaghâl), Gustavo Guanabara e Luciano Pires, o livro é também o primeiro de sua categoria lançado no Brasil, e aborda todos os aspectos necessários para a produção, gravação, edição, publicação e distribuição de podcasts.

Com 128 páginas, recheado de tabelas e ilustrações e escrito em uma linguagem didática e clara, o livro é indicado tanto para podcasters veteranos que queiram aprimorar seu processo de produção, como para pessoas que nunca tiveram contato com a mídia mas que gostariam de enveredar pelo mundo fascinante dos podcasts!

Podcasts são programas em áudio distribuídos pela internet, bastante parecidos com programas de rádio, que podem ser ouvidos a qualquer hora, em qualquer lugar, pelo computador ou através de dispositivos móveis como tocadores de MP3 e smartphones. Criado em 2004, o podcast tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos, sendo possível encontrar programas sobre os mais diferentes temas – educação, gastronomia, humor, entrevistas, cinema e quadrinhos, entre outros.

Natural de Serra Negra – SP, de onde saiu aos 18 anos de idade para estudar, ao longo de 20 anos Leo morou em várias cidades brasileiras e em países como Japão, Bolívia e Sri-Lanka. Formou-se em japonês em 1997 e radialismo em 2005. Começou a produzir podcasts em 2009 através do seu programa Rádiofobia, no qual há mais seis anos vem entrevistando profissionais ligados ao humor e ao rádio, além de dubladores e personalidades da internet, com o diferencial de emular o rádio no podcast, inserindo efeitos e trilhas em tempo real, durante a gravação dos programas.

Em 2012 Leo criou a empresa Rádiofobia Podcast e Multimídia, a primeira no país especializada na produção e edição de podcasts, e decidiu voltar à terra natal, onde montou seu estúdio de produção. Hoje Leo viaja por todo o Brasil participando de eventos e ministrando cursos e palestras, e presta serviço de consultoria, produção e edição de programas como o Nerdcast, o maior podcast do país, com milhões de downloads mensais.

O livro “Podcast: guia básico” já pode ser adquirido na loja da Marsupial Editora e na Livraria Cultura, e em breve estará disponível também em outras livrarias do país. O lançamento da versão digital do livro está previsto para ocorrer ainda no primeiro semestre de 2015.

 

Links externos sobre o evento de lançamento:

Cobertura fotográfica por Ramede Felix

Cobertura fotográfica por Ana Cariane (Papo de Fotógrafo)

Papo com os participantes do lançamento por Jairo Vieira (Podcast Pixel Velho)